O cinema e os jogos eletrônicos frequentemente se cruzam, seja com blockbusters como Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos ou os clássicos como Resident Evil. Infelizmente, a maioria dos filmes baseados em videogames nunca consegue atingir a mesma excelência que seus homólogos digitais.

De fato, a lista de adaptações de videogames fracassadas é enorme. Desde Super Mario Bros. em 1993 até o mais recente Assassin's Creed em 2016, a maioria desses filmes não conseguiu agradar nem os fãs dos jogos nem o público em geral.

Então, por que os filmes baseados em videogames falham tão regularmente? Um dos principais motivos é que videogames e cinema são duas formas de mídia muito diferentes. Muitos jogos se concentram em jogabilidade e mecânica, enquanto os filmes são mais sobre contar histórias. O que funciona em um jogo pode não funcionar em um filme.

Outro problema é que muitos dos filmes baseados em videogames estão mais preocupados em se parecer com o seu homólogo de jogos em vez de contar uma história cativante. Em vez de criar um novo roteiro interessante, os filmes muitas vezes tentam copiar a história exata do jogo, mas isso nem sempre funciona. O cinema e videogames exigem diferentes abordagens à narrativa, e os cineastas precisam reconhecer e abraçar essas diferenças.

Também é importante lembrar que jogos e filmes são duas empresas separadas. Os jogos não são feitos com a intenção de serem adaptados para o cinema, e os filmes não são feitos com a intenção de parecerem jogos. Os estúdios de cinema precisam abordar as adaptações de videogames com um grau de cuidado e respeito às diferenças entre as duas mídias se quiserem ser bem-sucedidos.

Além disso, muitos filmes baseados em videogames são feitos em um prazo muito curto. Em um jogo, várias horas são gastas desenvolvendo personagens e tramas, mas nos filmes, muitas vezes tudo é resumido em apenas alguns minutos. Isso significa que a complexidade e nuances dos jogos são perdidas na tradução para o cinema.

Por fim, muitos dos filmes baseados em videogames são mal dirigidos e mal escritos. Mesmo os melhores atores lutam com diálogos pobres e enredos mal trabalhados. Sem um roteiro bem escrito e direção competente, mesmo o jogo mais popular não será capaz de traduzir sua história para a tela grande.

Para que os filmes de videogames sejam bem-sucedidos, os cineastas precisam primeiro entender que cinema e jogos são duas mídias diferentes. Eles precisam colocar o foco em contar uma boa história em vez de apenas tentar replicar o jogo na tela grande. Eles também precisam de tempo e recursos adequados para desenvolver seus roteiros e tramas.

Em vez de copiar a jogabilidade do jogo, os cineastas precisam criar um ambiente que capture o espírito da história original. E, finalmente, eles precisam ter uma equipe talentosa e capaz para trazer tudo isso para a vida na tela grande.

Em conclusão, os filmes baseados em videogames freqüentemente falham porque eles tentam copiar demais os jogos e não entendem as diferenças entre as duas mídias. Para que os filmes de videogames sejam bem-sucedidos, é importante que os cineastas aprendam a desenvolver uma narrativa de filme eficiente. Eles precisam ter a abordagem correta, tempo suficiente e equipe qualificada para contar histórias interessantes e trazer seus jogos favoritos para a tela grande.